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Fortunato Silva Costa
Fortunato Silva CostaPREFEITO
Município de Inhambupe-Ba |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: pmigabinete@inhambupe.ba.gov.br

  • COMPETÊNCIA

O Gabinete do Prefeito trata dos principais temas que envolvem a população de Inhambupe. Além de tratar dos assuntos estruturantes da gestão municipal, tem a missão de tratar as demandas da comunidade e buscar meios de desenvolver a gestão e tornar os serviços públicos eficientes, eficazes e efetivos.

O Assistente do Gabinete do Prefeito tem por finalidade prestar assistência e assessorar o Prefeito, administrativa e politicamente, por meio dos órgãos vinculados, coordenando a atuação dos demais setores do Município, competindo-lhe preparar, encaminhar e arquivar o expediente do Gabinete, além de exercer outras atividades recomendadas pelo Prefeito.

Telefone: (75)3431-2108
Endereço: Praça da Bandeira ,74 – Centro – Cep: 48490-00
Horário de Atendimento: Seg. à Sex. | 8h às 14h
e-Mail: comunicacao@inhambupe.ba.gov.br

 

Maria Izabel de Souza e Silva
Maria Izabel de Souza e SilvaVICE PREFEITA
Município de Inhambupe-Ba|
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: pmigabinete@inhambupe.ba.gov.br
Telefone: (75)3431-2108

  • COMPETÊNCIA

Vice-prefeito é o segundo em exercício no cargo do executivo municipal. No Brasil, esse representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado. O vice-prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento.

Telefone: (75)3431-2108
Endereço: Praça da Bandeira ,74 – Centro – Cep: 48490-00
Horário de Atendimento: Seg. à Sex. | 8h às 14h
e-Mail: comunicacao@inhambupe.ba.gov.br

 

Secretários

Lázaro da Silva Gouveia
Lázaro da Silva GouveiaPROCURADOR
Procuradoria Geral do Município |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: procuradoria@inhambupe.ba.gov.br
Taís Oliveira Carvalho Deiró
Taís Oliveira Carvalho DeiróCONTROLADORA
Controladoria Geral do Município – CGM |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: controladoria@inhambupe.ba.gov.br
Deraldo Cardoso Borges Filho
Deraldo Cardoso Borges FilhoSECRETÁRIO
Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento – SEFAZ |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: fazenda-sefaz@inhambupe.ba.gov.br
Lourival de Oliveira Rocha Filho
Lourival de Oliveira Rocha FilhoSECRETÁRIO
Secretaria Municipal de Administração e Relações Institucionais – SEMARI |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: administracao-adm@inhambupe.ba.gov.br
Valéria Costa Ribeiro Silva
Valéria Costa Ribeiro SilvaSECRETÁRIA
Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS |
Telefone: (75)3431-2269 |
e-Mail: assistencia-semas@inhambupe.ba.gov.br
Antônio de Araújo Dantas
Antônio de Araújo DantasSECRETÁRIO
Secretaria Municipal de Saúde – SESAU |
Telefone: (75)3431-2853 |
e-Mail: saude-sesau@inhambupe.ba.gov.br
Genaide Maria Azevedo Ramos Silva
Genaide Maria Azevedo Ramos SilvaSECRETÁRIA
Secretaria Municipal de Cultura – SECULT |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: cultura-secult@inhambupe.ba.gov.br
Carlos Geilson Nascimento Noronha
Carlos Geilson Nascimento NoronhaSECRETÁRIO
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEAGRIMA |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: seagrima@inhambupe.ba.gov.br
Rita de Cássia Silva Santos e Santos
Rita de Cássia Silva Santos e SantosSECRETÁRIA
Secretaria Municipal de Educação – SEDUC |
Telefone: (75)3431-2246 |
e-Mail: educacao-seduc@inhambupe.ba.gov.br
Enio Luis Luz Souza Batista
Enio Luis Luz Souza BatistaSECRETÁRIO
Secretaria Municipal de infraestrutura e Serviços Públicos – SEINFRA |
Telefone: (75)3431-2754 |
e-Mail: infraestrutura-seinfra@inhambupe.ba.gov.br
Rodrigo Luis de Souza Dias
Rodrigo Luis de Souza DiasSECRETÁRIO
Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer – SETEL |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: esporte-setel@inhambupe.ba.gov.br
Irandir Dionisio de Santana
Irandir Dionisio de SantanaCHEFE DE GABINETE
Gabinete do Prefeito – GAPRE |
Telefone: (75)3431-2108 |
e-Mail: gabinete-pmigabinete@inhambupe.ba.gov.br

  • COMPETÊNCIAS

Em conformidade com:
LAI (Lei 12.527/2011) no art. 7° LAI (Lei 12.527/2011) no art. 7º, I

SECRETARIA DE GOVERNO

  1. prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações político–administrativas com os munícipes, órgãos e entidades públicas e privadas e associações de classe;
  2. assistir pessoalmente ao Prefeito;
  • preparar e expedir a correspondência do Prefeito;
  1. preparar, registrar, publicar e expedir os atos do Prefeito;
  2. organizar, numerar e manter, sob sua responsabilidade originais de leis, decretos, portarias e outros atos normativos pertinentes ao Executivo Municipal;
  3. responsabilizar–se pela execução das atividades de expediente e de apoio administrativo do Gabinete;
  • executar atividades de assessoramento legislativo;
  • divulgar atividade internas e externas da Prefeitura;
  1. desenvolver atividade de imprensa e relações públicas da Prefeitura;
  2. manter atualizada a coletânea de leis municipais, bem como a legislação federal e do Estado, de interesse do Município;
  3. prestar assistência acerca de informações na área de informática;
  • exercer outras competências correlatas.

GABINETE DO VICE-PREFEITO

  1. assistir o Vice-Prefeito no exame dos assuntos políticos e administrativos, no recebimento dos processos e demais documentos submetidos à sua deliberação;
  2. assistir o Vice-Prefeito em suas relações com autoridades e com o público em geral;
  • prover a segurança do Vice-Prefeito;
  1. providenciar a representação civil e militar do Vice-Prefeito;
  2. assessorar o Vice-Prefeito no que concerne aos assuntos políticos, sociais e econômicos;
  3. preparar as audiências do Vice-Prefeito;
  • promover o atendimento dos serviços concernentes à administração financeira, de pessoal, material e serviços gerais;
  • exercer outras atividades correlatas.

CONTROLADORIA

  1. normatizar, sistematizar e padronizar os procedimentos operacionais dos órgãos municipais, observadas as disposições da Lei Complementar nº 6, de 06 de dezembro de 1991, a Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios, e demais normas editadas pela Corte;
  2. verificar a consistência dos dados contidos no Relatório de Gestão Fiscal, conforme estabelecido pelo art.54 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, o qual será assinado, também, pelo chefe da unidade responsável pela manutenção do Sistema de Controle Interno Municipal;
  • exercer o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres do município;
  1. verificar a adoção de providências para a recondução dos montantes das dívidas consolidadas e mobiliária aos limites de que trata a Lei Complementar nº 101/00;
  2. verificar e avaliar a adoção de medidas para o retorno da despesa total com pessoal ao limite de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei Complementar nº 101/00;
  3. verificar a observância dos limites e das condições para realização de operações de crédito e inscrição em Restos a Pagar;
  • verificar a destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as da Lei Complementar nº 101/00;
  • avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Anexo de Metas Fiscais;
  1. avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades municipais;
  2. fiscalizar e avaliar a execução dos programas de governo;
  3. realizar auditorias sobre a gestão dos recursos públicos municipais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, bem como sobre a aplicação de subvenções e renúncia de receitas;
  • apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos municipais, dar ciência ao controle externo e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade, para as providências cabíveis;
  • verificar a legalidade e a adequação aos princípios e regras estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93 dos procedimentos licitatórios e respectivos contratos efetivados e celebrados pelos órgãos e entidades municipais;
  • exercer outras competências correlatas.

 

ASSESSORIA JURÍDICA

  1. representar o Município e promover a defesa de seus direitos e interesses, em qualquer instância judicial, nas causas em que for autor, réu, assistente, opoente, terceiro interveniente ou, por qualquer forma, interessado, usando de todos os recursos legalmente permitidos e os poderes para o foro em geral e, quando expressamente autorizado pelo Prefeito ou por delegação de competência, os especiais para desistir, transigir, acordar, transacionar, firmar compromisso, receber e dar quitação, bem como deixar de interpor recursos nas ações em que o Município figure como parte;
  2. emitir parecer sobre questões jurídicas que lhe sejam submetidas pelo Prefeito e, através das Representações, pelos Secretários Municipais e dirigentes de entidades do Município, principalmente no que se refere aos certames licitatórios;
  • representar o Município nas assembleias das sociedades de economia mista e empresas públicas ou outras entidades de que participe o Município;
  1. representar a Fazenda Municipal junto ao Conselho de Contribuintes do Município;
  2. representar o Município junto aos Cartórios de Registro de Imóveis, requerendo a inscrição, transcrição ou averbação de título relativo ao imóvel do patrimônio do Município;
  3. assessorar o Município nos atos relativos à aquisição, alienação, cessão, concessão, permissão, aforamento, locação e outros concernentes a imóvel do patrimônio do Município;
  • representar a administração pública municipal, centralizada e descentralizada, junto aos órgãos encarregados da fiscalização orçamentária e financeira do Município;
  • supervisionar, os trabalhos de apuração de liquidez e certeza da dívida ativa do Município, tributária e de qualquer outra natureza;
  1. examinar as ordens e sentenças judiciais cujo cumprimento envolva matéria de competência do Prefeito ou de outra autoridade do Município;
  2. promover, junto aos órgãos competentes, as medidas destinadas à apuração, inscrição e cobrança da dívida ativa do Município;
  3. minutar contratos, convênios, acordos, exposições de motivos, memoriais e outras peças de natureza jurídica;
  • promover a expropriação amigável ou judicial de bens declarados de utilidade pública, necessidade pública ou interesse social;
  • propor ao Prefeito a revogação ou a declaração de nulidade de atos administrativos;
  • exercer função normativa, supervisora e fiscalizadora em matéria de natureza jurídica;
  1. sugerir ao Prefeito, aos Secretários do Município e dirigentes de órgãos diretamente subordinados ao Chefe do Executivo e de entidades da administração descentralizada, providências de ordem jurídica reclamadas pelo interesse público ou por necessidade da boa aplicação das leis vigentes;
  • colaborar, quando solicitada, na elaboração de projetos de leis, decretos, razões de veto e outros atos da competência do Prefeito;
  • requisitar a qualquer Secretaria, ou órgão da administração centralizada ou entidade da administração descentralizada, processos, documentos, certidões, cópias, exames, diligências, informações e esclarecimentos necessários ao cumprimento de suas finalidades;
  • celebrar acordos judiciais, em qualquer instância, que visem a extinção de processos, quando autorizada;
  • zelar pela observância das leis e atos emanados dos poderes públicos;
  1. exercer outras competências relacionadas com a finalidade do órgão.

Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento – SEFAZ

  1. executar a política fiscal do Município;
  2. cadastrar, lançar e arrecadar as receitas e rendas municipais e exercer a fiscalização tributária;
  • administrar a Dívida Ativa do Município;
  1. processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do Município;
  2. preparar os balancetes, bem como o balanço e as prestações de contas de recursos transferidos para o Município por outras esferas de governo;
  3. fiscalizar e fazer a tomada de contas dos órgãos de administração centralizada encarregados da movimentação de dinheiros e valores;
  • receber, pagar, guardar e movimentar os dinheiros e outros valores do Município;
  • zelar pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal;
  1. exercer outras competências correlatas.
    1. prestar assessoramento ao Prefeito em matéria de coordenação, planejamento, organização, controle e avaliação de atividades desenvolvidas pela Prefeitura;
    2. elaborar, atualizar e promover a execução dos planos municipais de desenvolvimento, bem como promover a elaboração de projetos, estudos e pesquisas necessários ao desenvolvimento das políticas estabelecidas pelo Governo Municipal;
    • promover, em articulação com a Secretaria Municipal de Infra Estrutura, a revisão e a atualização dos planos de desenvolvimento urbano do Município;
    1. acompanhar e opinar na elaboração dos planos de desenvolvimento urbano do Município;
    2. acompanhar e controlar a execução de contratos e convênios celebrados pelo Município;
    3. acompanhar a execução física e financeira dos planos e programas municipais de desenvolvimento, assim como avaliar seus resultados;
    • executar atividades relativas ao treinamento dos servidores municipais;
    • prestar contas dos convênios firmados pelo Município com o Estado Membro, a União e suas autarquias;
    1. estudar e analisar o funcionamento e organização dos serviços da Prefeitura, promovendo a execução de medidas para sua simplificação, racionalização e aprimoramento de suas atividades;

Secretaria Municipal de Administração e Relações Institucionais – SEMARI

  1. executar atividades relativas ao recrutamento, à seleção, à avaliação do mérito, aos direitos e deveres, aos registros e controles funcionais e aos demais assuntos de pessoal da Prefeitura;
  2. promover, em coordenação com a Secretaria Municipal de Ação Social, as atividades de bem–estar para os servidores municipais;
  • promover a realização de licitações para compra de materiais, obras e serviços necessários às atividades da Prefeitura;
  1. executar atividades relativas à padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle do material utilizado na Prefeitura;
  2. executar atividades relativas ao tombamento, registro, inventário, proteção e conservação dos bens móveis, imóveis e semoventes da Prefeitura;
  3. conservar, interna e externamente, os prédios, móveis e instalações da Prefeitura;
  • receber, distribuir, controlar o andamento e arquivar os papéis e documentos da Prefeitura;
  • promover a realização das atividades referentes aos serviços de produção de papéis e documentos;
  1. promover as atividades de limpeza, zeladoria, copa e portaria, bem como dos serviços de telefonia da Prefeitura;
  2. exercer as atividades inerentes ao serviço de atendimento ao cidadão – SAC;
  3. exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de infraestrutura e Serviços Públicos – SEINFRA

  1. executar atividades concernentes à construção, manutenção e conservação de obras públicas municipais e instalações para a prestação de serviços à comunidade;
  2. promover, em articulação com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, atividades relativas à elaboração de projetos e obras públicas municipais e aos respectivos orçamentos;
  • promover a construção, pavimentação e conservação de estradas, caminhos municipais e vias urbanas;
  1. promover a execução de trabalhos topográficos indispensáveis às obras e serviços a cargo da Secretaria;
  2. conservar, manter e administrar a frota de veículos e máquinas da Prefeitura, bem como sua guarda, distribuição e controle de utilização, de combustível e de lubrificação;
  3. manter atualizada a planta cadastral do Município;
  • responsabilizar–se pela observância do Plano Diretor Urbano;
  • fiscalizar o cumprimento das normas referentes às construções particulares;
  1. fiscalizar o cumprimento das normas referentes a zoneamento e loteamento;
  2. promover a execução das atividades relativas a urbanização e habilitação popular no âmbito do Governo Municipal;
  3. fiscalizar o cumprimento das normas referentes a posturas municipais no seu campo de atuação;
  • promover a construção e conservação de parques, praças e jardins, bem como arborização dos lugares públicos, tendo em vista a estética urbana e a preservação do ambiente natural;
  • executar atividades relativas aos serviços de limpeza pública;
  • fiscalizar e controlar os serviços públicos ou de utilidade pública concedidos ou permitidos pelo Município;
  1. zelar pela administração do aeroporto municipal;
  • zelar pela administração dos cemitérios municipais;
  • administrar os serviços de iluminação pública, no seu âmbito de atuação, em coordenação com os órgãos competentes do Estado, ou com concessionária do serviço público;
  • gerenciamento do Sistema de Transporte e Trânsito no que concerne ao Município, na forma do Código Nacional de Trânsito e sua regulamentação;
  • ordenamento do uso das vias públicas por veículos e por pedestres;
  1. disciplinamento e fiscalização da operacionalização do serviço de transporte coletivo e outros meios de transporte público;
  • realização de estudos e implementação de programas de saneamento;
  • manutenção e melhoria da infraestrutura urbana;
  • preservação e aproveitamento das áreas paisagísticas;
  • administração dos jardins e áreas verdes;
  • atuação articulada com órgãos e entidades públicas e privadas.
  • exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Educação – SEDUC

  1. elaborar os planos municipais de educação, em consonância com as normas e critérios do planejamento nacional e do Estado na área da educação;
  2. executar convênios com o Estado no sentido de definir uma política de ação na prestação do ensino infantil e fundamental no Município;
  • desenvolver programas no campo do ensino supletivo em cursos de alfabetização;
  1. realizar, anualmente, o levantamento da população em idade escolar, procedendo a sua chamada para a matrícula;
  2. promover campanhas no sentido de incentivar a freqüência dos alunos à escola;
  3. propor a localização das escolas municipais, evitando a dispersão de recursos;
  • combater a evasão, a repetência e todas as causas de baixo rendimento dos alunos, através de medidas de aperfeiçoamento do ensino e de assistência ao aluno;
  • adotar um calendário escolar para as diferentes unidades que compõem a rede escolar do Município;
  1. executar programas que objetivem elevar o nível de preparação dos professores;
  2. desenvolver programas especiais de capacitação para os professores municipais sem a formação prescrita na legislação específica;
  3. organizar, em articulação com a Secretaria Municipal de administração, concursos para a admissão de professores e profissionais de apoio pedagógico a docentes;
  • desenvolver e acompanhar as atividade técnicas de educação, tais como supervisão pedagógica, orientação educacional, assistência ao educando, inspeção escolar e planejamento educacional;
  • exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Saúde – SESAU

  1. promover o levantamento dos problemas de saúde da população do município, a fim de identificar as causas e combater as doenças com eficácia;
  2. manter estreita coordenação com os órgãos e entidades de saúde do Estado e da União, visando ao atendimento dos serviços de assistência médico–social e de defesa sanitária do Município;
  • administrar as unidades de saúde existentes no Município, promovendo atendimento de pessoas doentes;
  1. executar programas de assistência médico–odontológica a escolares e à comunidade carente em geral;
  2. providenciar o encaminhamento de pessoas doentes a outros centros de saúde fora do Município;
  3. dirigir e fiscalizar a aplicação de recursos provenientes de convênios destinados à saúde pública;
  • organizar e manter redes próprias de prestação dos serviços de saúde junto à população;
  • promover a integração da rede dos serviços de saúde pública, visando a implantação de distritos sanitários;
  1. supervisionar e acompanhar a prestação dos serviços de saúde, por parte de empresas privadas;
  2. promover, desenvolver e monitorar, no âmbito municipal, as atividades de saúde, ação odontológica, higiene, alimentação, nutrição, vigilância epidemiológica e sanitária;
  3. promover, junto à população local, campanhas preventivas de educação sanitária;
  • promover a vacinação em massa da população local em campanhas específicas ou em casos de surtos epidêmicos;
  • promover a execução de ações dirigidas ao controle e vigilância de zoonoses no município, bem como de vetores e roedores;
  • fortalecimento e ampliação do PACS e do PSF;
  1. exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS

  1. executar as atividades relativas à prestação dos serviços e desenvolvimento comunitário a cargo do município;
  2. realizar programas de capacitação de mão–de–obra e sua integração ao mercado de trabalho local;
  • coordenar ações dos órgãos públicos e entidades privadas na solução dos problemas sociais da comunidade urbana e rural;
  1. assistir técnica e materialmente às sociedades de bairros e outras formas de associação que tenham como objetivo a melhoria das condições de vida dos habitantes de áreas periféricas;
  2. promover atividades ocupacionais direcionadas aos menores, adolescentes, pessoas idosas ou desamparadas e portadoras de deficiências;
  3. coordenação e execução de programas de apoio aos desabrigados
  • orientar o comportamento de grupos específicos, em face de problemas de saúde, higiene, educação, planejamento familiar e outros;
  • promover o cadastramento e a orientação das obras sociais existentes no Município;
  • fiscalizar a aplicação dos recursos municipais destinados a instituições de caráter social;
  1. zelar pela administração das Instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social;
  2. realizar os atos contábeis e financeiros inerentes a Secretaria de Assistência Social;
  • exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Cultura – SECULT

  1. promover o desenvolvimento cultural do Município, através do estímulo ao cultivo das ciências, das artes e das letras;
  2. Estabelecer políticas de preservação e valorização do Patrimônio Cultural, artístico, histórico e natural do Município;
  • incentivar o artista e o artesão;
  1. propor e gerenciar convênios com instituições públicas ou privadas de acordo com os objetivos que definem as políticas de cultura;
  2. documentar as artes populares;
  3. pesquisar, registrar e expor ao público a documentação e os acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do Município;
  • valorizar e difundir as manifestações culturais da comunidade local; 
    garantir o acesso da população aos diversos bens e manifestações culturais;
  • assegurar, junto aos poderes competentes, uma política de preservação do conjunto documental do Município;
  • estabelecer intercâmbios com outros órgãos e entidades culturais do Estado e do País;
  • acompanhar e supervisionar as atividades de artes cênicas, artes plásticas, música e literatura, a cargo do Município;
  • promover as atividades de produção e divulgação de áudio e vídeo relativos às atividades culturais do Município.
  • coordenar a realização de projetos, eventos, atividades e expressões de cunho artístico e cultural;
  • organizar, manter e supervisionar a Biblioteca Municipal, a Escola de Música, O Memorial Casa de Dona Dedé e o Telecentro Comunitário;
  • proposição da política municipal de esportes e recreação;
  • promoção do incremento e incentivo do turismo no Município;
  • organização e direção de eventos e festejos oficiais da área de turismo;
  • apoio às iniciativas particulares que apresentem interesse turístico;
  • criação de condições para o desenvolvimento da consciência turística no Município;
  • estímulo à criação de organismos ou empresas de caráter privado que tenham por finalidade incrementar o turismo;
  • adoção ou proposição das demais providências que julgar úteis ao fomento do turismo no Município;
  • exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEAGRIMA

  1. promover a realização de programas de fomento à agropecuária
  2. planejar, promover e executar a política agrícola do Município, de acordo com as características e peculiaridades da região;
  • coordenar e implementar ações relacionadas ao abastecimento, armazenamento e comercialização de insumos, gêneros alimentícios e produtos agropecuários;
  1. implementar e executar ações de abastecimento d’água, assistência técnica e extensão rural;
  2. executar obras, produtos e serviços tocantes a recursos hídricos relacionados com a infraestrutura rural, em articulação com outros órgãos;
  3. desenvolver programas e projetos de pesquisa agrícola;
  • exercer as atividades de inspeção, fiscalização e defesa agropecuária.;
  • defesa do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável, bem como a justiça social no uso sustentável dos recursos ambientais;
  1. coordenação das atividades de planejamento, controle, fiscalização, recuperação, proteção e preservação ambiental;
  2. diagnóstico, monitoramento, acompanhamento, controle e divulgação da qualidade do meio ambiente e promoção do gerenciamento adequado dos recursos ambientais;
  3. promoção de ações que tendem a conservar e melhorar as condições do meio ambiente, em beneficio da saúde;
  • normatização, fiscalização e licenciamento das atividades e/ou empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente causadores de degradação ambiental, de forma direta ou indireta, aplicando as penalidades previstas na legislação vigente;
  • promoção da educação ambiental em conjunto com outros órgãos e entidades;
  • estabelecer convênios com órgãos estaduais com vistas à expedição de licença de localização ambiental;
  1. manter o equilíbrio ecológico do Município, executando o combate à poluição em seus diversos aspectos;
  • exercer outras competências correlatas.

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer – SETEL

  1. promoção e o desenvolvimento de planos e programas municipais de esporte e lazer junto a todos os segmentos sociais do Município;
  • análise e a proposição de políticas de atração de investimentos e de dinamização das atividades esportivas e recreativas no Município;
  • organização do calendário de eventos esportivos e recreativos do município;
  • organização e execução de programas de desenvolvimento do esporte amador e de eventos desportivos de caráter popular;
  • apoio à organização e ao desenvolvimento de associações e grupos com fins desportivos e de lazer, com bases comunitárias;
  1. administração do Ginásio de Esportes e do Parque da Cidade e do uso das praças de esportes e recreação;
  • promoção do incremento e incentivo do turismo no Município;
  • exercer outras competências correlatas.

DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
Aos Secretários Municipais, entre outras competências, compete:

  1. supervisionar, coordenar, orientar, dirigir e fazer executar os serviços de sua Secretaria, de acordo com o planejamento geral da administração;
  2. expedir orientações para execução das leis e regulamentos;
  • apresentar proposta parcial para elaboração da Lei do Orçamento e relatórios dos serviços de sua Secretaria;
  1. delegar atribuições aos seus subordinados;
  2. referendar os atos do Prefeito;
  3. assessorar o Prefeito em assuntos de competência da Secretaria;
  • propor ao Prefeito indicações para o provimento de cargos em comissão e designar ocupantes de funções de confiança no âmbito da Secretaria;
  • autorizar a realização de despesas, observando os limites previstos na legislação específica;
  1. expedir portarias e demais atos administrativos relativos a assuntos da Secretaria;
  2. celebrar convênios, ajustes, acordos e atos similares mediante delegação do Prefeito, bem como acompanhar sua execução e propor alterações dos seus termos, ou sua denúncia;
  3. orientar, supervisionar e avaliar as atividades da Entidade que lhe é vinculada;
  • aprovar os planos, programas, projetos, orçamentos e cronogramas de execução e desembolso da Secretaria;
  • promover medidas destinadas à obtenção de recursos objetivando a implantação dos programas de trabalho da Secretaria;
  • apresentar à autoridade competente o Plano Estratégico de sua Secretaria;
  1. apresentar, periodicamente, ou quando lhe for solicitado, relatório de sua gestão ao Prefeito, indicando os resultados alcançados;
  • praticar atos pertinentes às competências que lhe forem delegadas pelo Prefeito;
  • encaminhar ao Prefeito anteprojetos de leis, decretos ou outros atos normativos elaborados pela Secretaria;
  • desempenhar outras competências inerentes ao cargo.

DOS TITULARES DE CARGO EM COMISSÃO E FUNÇÕES DE CONFIANÇA

Aos titulares dos Cargos em Comissão e Funções de Confiança, além do desempenho das atividades concernentes aos sistemas municipais e das competências das respectivas unidades, cabe:

  1. ao Chefe de Gabinete do Secretário:
    1. assistir ao Secretário em sua representação e contatos com organismos dos setores públicos e privados e com o público em geral;
    2. auxiliar o Secretário no planejamento e coordenação das atividades da Secretaria;
    3. orientar, supervisionar, dirigir e controlar as atividades do Gabinete;
    4. assistir ao Secretário no despacho do expediente;
    5. auxiliar o Secretário no exame e encaminhamento dos assuntos de sua atribuição;
    6. transmitir às Unidades da Secretaria as determinações, ordens e instruções do titular da Pasta;
    7. exercer encargos especiais que lhe forem cometidos pelo Secretário;
    8. conservar os materiais, equipamentos e instalações sob sua responsabilidade;
    9. manter atualizados os arquivos sob sua responsabilidade;
    10. cumprir as normas vigentes;
    11. desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo
  1. ao Diretor de Departamento:
    1. assessorar o Secretário em assuntos do Departamento;
    2. apreciar e pronunciar-se em assuntos relativos ao Departamento, quando solicitado;
    3. indicar à unidade de Recursos Humanos da Secretaria as necessidades de treinamento para os servidores que lhe são subordinados;
    4. propor ao Secretário medidas destinadas ao aperfeiçoamento e redirecionamento de programas, projetos e atividades em execução no Departamento, com vista à otimização dos seus resultados;
    5. propor ao Secretário a constituição de comissões ou grupos de trabalho, e a designação dos respectivos responsáveis para a execução de atividades especiais;
    6. propor ao Secretário a declaração de convênios, ajustes, acordos e atos similares com órgãos e entidades públicas e privadas na área de competência;
    7. planejar, orientar, coordenar, controlar, supervisionar e avaliar a execução dos trabalhos e das atividades pertinentes à Unidade;
    8. apresentar periodicamente, ao seu superior hierárquico, relatório técnico de desempenho de suas competências, baseado em indicadores qualitativos e quantitativos;
    9. conservar os materiais, equipamentos e instalações sob sua responsabilidade;
    10. manter atualizados os arquivos sob sua responsabilidade;
    11. cumprir as normas vigentes;
    12. desempenhar outras atribuições inerentes do cargo.
  • ao Chefe de Divisão:
    1. assessorar o Diretor de Departamento em assuntos de competência de sua Unidade;
    2. planejar, orientar, coordenar, supervisionar, acompanhar e avaliar a execução dos trabalhos desenvolvidos pela Unidade;
    3. elaborar e submeter, à apreciação e aprovação do Diretor de Departamento, a proposta dos planos, programas e projetos a serem desenvolvidos pela Unidade;
    4. apreciar e pronunciar-se em assuntos relativos à Divisão, quando solicitado;
    5. propor ao Diretor de Departamento medidas destinadas ao aperfeiçoamento ou redirecionamento de programas, projetos e atividades em execução na Divisão, com vistas à otimização dos seus projetos;
    6. encaminhar ao Diretor de Departamento relatórios periódicos referentes às atividades da Divisão;
    7. coordenar a elaboração dos relatórios mensal e anual da Divisão;
    8. conservar os materiais, equipamentos e instalações sob sua responsabilidade;
    9. manter atualizados os arquivos sob sua responsabilidade;
    10. cumprir as normas vigentes;
    11. desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo.
  1. ao Coordenador:
    1. orientar e supervisionar as ações desenvolvidas pelas Unidades subordinadas, de acordo com as normas em vigor e diretrizes estabelecidas;
    2. acompanhar a instrução de processos, prestação de informações ou adoção de providências nas Unidades da Coordenadoria;
    3. assistir ao Chefe de Divisão em assuntos compreendidos na área de competência da respectiva Unidade;
    4. elaborar e submeter a apreciação e aprovação do Chefe de Divisão a proposta dos planos, programas e projetos a serem desenvolvidos pela Unidade;
    5. apreciar e pronunciar-se em assuntos relativos à Unidade, quando solicitado;
    6. articular-se com as demais Unidades, com vistas à integração das atividades;
    7. manter o superior imediato devidamente informado sobre o andamento das atividades desenvolvidas no Programa;
    8. conservar os materiais, equipamentos e instalações sob sua responsabilidade;
    9. manter atualizados os arquivos sob sua responsabilidade;
    10. cumprir as normas vigentes;
    11. desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo.
  1. ao Subcoordenador:
    1. assistir ao superior imediato em assuntos pertinentes à sua Unidade;
    2. fazer cumprir as normas e determinações referentes a sua área de atuação;
    3. sugerir ao Coordenador, no âmbito de sua competência, a adoção de medidas necessárias ao bom desenvolvimento dos trabalhos;
    4. fornecer ao Coordenador, os elementos necessários à formulação de diretrizes e ao estabelecimento de metas e programas da Subcoordenadora;
    5. realizar os serviços sob sua responsabilidade, de acordo com os diretrizes estabelecidas;
    6. conservar os materiais, equipamentos e instalações sob sua responsabilidade;
    7. cumprir as normas vigentes;
    8. desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo.